]

segunda-feira, 19 de março de 2012

ANIMAIS EM NOSSA CIDADES

VACA

A vaca é talvez o animal mais representativo de Lapão. É também aquele que, por norma, mais interesse desperta.

Os agricultores que criam vacas fazem-no com duas intenções, produzir leite e, posteriormente, aproveitar os animais para a produção de carne.

Os melhores machos são aproveitados para reprodutores, os restantes são enviados para abate.
Em Portugal, há raças de vacas quase estritamente leiteiras, casos da Turina e da Frísia, e outras que são criadas fundamentalmente para abate e produção de carne, como as raças Mertolenga, Alentejana, Charolesa, Barrosã, entre outras, já que a qualidade da carne e os níveis de segurança destas raças em relação a doenças graves são elevados.

Existem ainda algumas raças autóctones que se encontram em perigo de extinção, por isso o governo Português tem dado subsídios para tentar manter essas raças com exemplares suficientes para evitar esse risco.


As vacas vivem geralmente num local que se chama vacaria, aqui dormem e comem o feno e as rações. 
Na hora da ordenha, também é neste espaço, ou noutro imediatamente contíguo, que esta operação é realizada.

A vaca é um mamífero com úbere, que tem quatro tetas, por aí é extraído o leite. Actualmente, quase toda a ordenha é feita mecanicamente, embora algumas pessoas, as que têm poucas cabeças de gado, o façam geralmente da forma tradicional, à mão.

Durante o dia, se estiver bom tempo, as vacas vão até ao pasto, para tranquilamente pastarem alguma erva e fazerem um pouco de exercício.

As vacas são ruminantes, o que significa que têm um estômago com quatro cavidades. Numa primeira fase, a vaca come sem mastigar e toda essa comida é enviada para uma cavidade própria. Passadas algumas horas, essa comida é regurgitada para a boca da vaca, onde é então lentamente mastigada e novamente engolida, para então, sim, ser feita a digestão.

O tempo de gestação das vacas é de nove meses. Ao fim desse tempo nasce uma cria, a que se chama vitelo ou bezerro. 
À semelhança do que acontece com os humanos, podem acontecer nascimentos múltiplos, mas não é o mais comum.

O estrume produzido pelas vacas é um bom fertilizante e pode ainda vir a ser utilizado como fonte de combustível, no futuro, estudos recentes apontam nesse sentido!


Uma vaca produz, em média, 20 L de leite por dia, havendo animais de raças de grande qualidade, que podem dar até 30 L.

Uma vaca pode viver cerca de 15 anos e pesar 600 kg.

Um comentário:

  1. nossa eu nao sabia muito a respeito desse animais ,,

    muito interreçante sua cidade!!

    otimo postes!!

    ResponderExcluir