]

domingo, 8 de abril de 2012

Novas Rachaduras.

Assusta Ainda Mais  a População


Novas rachaduras que se formaram em alguns pontos da cidade de Lapão, no último domingo dia 22, chamaram a atenção e assusta ainda mais a população, que por sua vez ficou apreensiva temendo maiores estragos.

As aberturas foram identificadas em uma casa, na parede de um estabelecimento comercial e no asfalto da Rua Sócrates Menezes, localizada no centro da cidade. A rua foi interditada.

O prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho, falou a respeito dos acontecimentos “O problema foi inteiramente detectado pelo setor responsável, nós pudemos observar que a situação é localizada em dois imóveis onde se identificaram as rachaduras, mas que não tem nada haver com a estrutura geológica da cidade, não é nenhum fenômeno que possa trazer alarme para a população” disse.

O prefeito ainda salientou que o setor responsável pela infraestrutura da cidade está observando e monitorando os acontecimentos, eles também estão dando a orientação aos proprietários dos imóveis.




População do município de Lapão, assustada!



Rachaduras no solo 


Um fenômeno tem despertado a preocupação de moradores de Lapão. Erguido sobre relevo calcário – de onde geralmente nascem grutas subterrâneas –, o município vem sendo tomado por rachaduras que chegam a um 15 cm de espessura em determinados locais. O “epicentro” teve origem há menos de um mês na Gruta do Lapão, espécie de marco zero em volta do qual cresceu a cidade.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral e a Defesa Civil do Estado estiveram nesta quarta-feira, 15, no município, onde realizam estudos preliminares. O gerente de geologia da CBPM, Ernesto Alves. O estudo permitirá a fotografia do que está abaixo do nível do solo e diagnosticará se o fenômeno traz riscos aos habitantes locais.

A primeira hipótese é de que a própria erosão da água, ao longo de milhões de anos, tenha provocado uma reacomodação rochosa. Por hora, a Defesa Civil descartou a necessidade de interdição das casas atingidas, literalmente rachadas ao meio, tanto no centro como em zonas periféricas. Além da gruta, onde quatro fraturas paralelas deram origem a um rachão que percorre uma rua inteira, seis casas no loteamento Ida Cardoso foram abandonadas pelos moradores, que deixaram Lapão temendo uma tragédia maior.