]

domingo, 29 de abril de 2012

CURIOSIDADES

COMIDAS ESTRANHAS


FAROFA DE FORMIGA
(Brasil)

As formigas são animais pertencentes à família Formicida, o grupo mais numeroso dentre os insetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade. Todas as formigas, algumas vespas e abelhas, são considerados como insetoseusociais, fazendo parte da ordem Hymenoptera.

O inseto aparece no cardápio rural brasileiro em certas áreas do Sudeste. A variedade preferida é o içá ou saúva - uma formiga que, dizem, tem um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano. E faz bem! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.



Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.







CURIOSIDADES

COMIDAS ESTRANHAS

ESCORPIÃO FRITO
(Cingapura)

Ué, mas o escorpião não é venenoso? É, sim, mas como o bicho é cozido antes de ser frito em óleo, as altas temperaturas do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno. Aí, é só deglutir o bichão - inteiro mesmo, das garras até a cauda. A espécie preferida é o escorpião-negro, que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.

O escorpião é um prato admirado pela maioria dos povos asiáticos. Grande parte dos países do continente degusta o petisco usando hashi, esse par de varetas usado para levar a comida à boca.


EM Lapão não e tao difícil de achar esses animais de vida noturna, e estre manente venenosos , mais eu tenho certeza que aqui em minha cidade ninguém nunca provou , e tomara que não vire moda depois dessa postagem aqui no blog.