]

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

100 ANOS LAPÃO


Historia de Lapão


  Lapão já tinha sua importância definida antes mesmo de existir pois, a ''estrada do feijão" que liga o litoral ao interior da Bahia já existia há séculos, antes de Descoberta do Brasil, sob a forma de um peabiru ou mairapé, que em tupi designa caminho pré-histórico.
  Conta a história que no ano de 1900, um caçador de prenome Pedrinho, em suas andanças deparou-se com uma frondosa gameleira branca e notou que, por ali existia muitas juritis, alem de outras aves entrando e saindo de uma enorme lapa, por onde corria um lençol de água, tendo então denominado a área descoberta de '' Gruta do Lapão ''
  Tentou esconder o achado apenas para ele (Pedrinho), porem, loga a informação chegou ao conhecimento de Herculano '' o dono das terras'' que mandou então o seu empregado avisar que: '' aqueles pedaço de terra tinha dono'', passando o local  aparti daí a ser utilizado com frequência, não somente pela disponibilidade de água, como também pela abundância de animais. 

  
Com o passar do tempo Herculano, juntamente com outras famílias construíram as primeiras casa ao redor da fonte, formando um núcleo habitacional e criando as condições do seu desenvolvimento.
  O aglomerado cresceu tanto que nos dias de hoje Lapão minha cidade predileta tem mais de 23.000 mil habitantes , e o que tem de pequena tem de Histórica. Sejam todos bem vindos ao meu blog ou porque não dizer a minha cidade..


  
O Descobrimento do Lapão


  No ano de 1900, Lapão era coberto por caatinga, onde havia muitos animais e abundância de mel, produzido por diferentes espécies de abelhas.
Pedrinho estava em uma caçada com os companheiros João e Antonio Nenê de Matos, quando decidiu separar-se deles e ir caçar em outro trecho, sozinho.
 Pedrinho localizou uma gameleira frondosa. Percebeu nos arredores a existência de juritis, pombinhas e perdizes. Ao chegar mais perto viu uma enorme Lapa de Pedra e uma revoada de pássaros descendo do pé de gameleira para dentro da Lapa
Grande ou Lapão, onde havia um “rio subterrâneo”, cuja água atraia animais e aves.
  Durante algum tempo, Pedrinho escondeu dos companheiros sua importante descoberta, mas passou a ser seguido e foi encontrado deitado próximo à boca do Lapão.
  - É por isso, Pedrinho, que você deixou de sair com a gente! – reclamou Antonio Nenê de Matos.
Pedrinho disse-lhes que o lugar era seu, pois foi ele quem descobriu.
  Os companheiros discordaram dele. Disseram-lhe que as terras pertenciam a Herculano Dourado, que morava na Fazenda Boi.
Pedrinho não quis ir contar para Herculano que tinha descoberto o Lapão nas terras dele.
  Seus companheiros, no entanto, foram e avisaram ao legítimo proprietário que tinha sido descoberto uma fonte de água em suas terras.
 Herculano mandou chamar Pedrinho para uma conversa, mas não foi atendido. Mandou então Fernando Oliveira, seu ex-escravo, beneficiado pela Lei Áurea e mais dois homens procurarem
 Pedrinho e avisarem para ele: “isso aqui tem dono”. Disse-lhes também que o trouxessem vivo, mas bem amarrado, pois tinha muita coisa para lhe dizer.
  Depois de uma longa conversa, Herculano mandou soltar Pedrinho. Permitiu que ele continuasse em suas terras, usando a água do Lapão e ainda lhe deu um pedaço de terra para cultivar.
Ainda em 1900, Herculano decidiu colonizar suas terras, fundando um povoado.


O INÍCIO DO NÚCLEO HABITACIONAL

   A ocupação de Irecê ocorreu como consequência de movimentos migratórios em busca de terras férteis, água e minérios. A história da ocupação de Lapão está diretamente relacionada a de Irecê, de onde o município foi desmembrado.
  Herculano queria construir um povoado e para isso não se importava em repartir sua terra, dando um pedaço para quem quisesse construir uma casa, “botar uma roça” ou um criatório de gado.
  Pediu aos moradores de América Dourada que avisassem a todos os fazendeiros que moravam em outras regiões e que tinham gado que ele, Herculano, queria fundar um povoado. Estava dando terras para quem quisesse nas proximidades de um rio subterrâneo que ficava embaixo do Lapão.
  Com o passar do tempo, a fonte do Lapão começou a atrair dezenas de pessoas. Elas iam se aglomerando no lugar que ainda não tinha capela, nem cemitério, nem higiene, nem estradas. Havia apenas picada ou carreiros por onde transitavam as boiadas, jumentos, cavalos e pessoas, embaixo de uma grande poeira avermelhada.
  O gesto benemérito de Herculano, que tinha visão futurista, possibilitou o surgimento e desenvolvimento do núcleo habitacional chamado Lapão.
  Lapão já nasceu consolidado. Tinha um rio subterrâneo, terras férteis, madeira abundante, muita caça e muito mel. Tinha tudo para sobrevivência de um povo. Além disso, estava relativamente próximo de outros centros comerciais como Morro do Chapéu, Xique-Xique e Canarana.



4 comentários:

  1. Rsrsr Lapão ta na net..

    È isso ai vamos falar dessa cidade que tds nos amamos..

    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Cidade meito linda continui postando artigos..

    Intereçante sua historia de origem..

    Fique com Deus tds vcs..

    ResponderExcluir
  3. Logo depois que vi o blog me apaixonei pela cidade gostaria de conheçela!!

    Muito intereçante tem um burraco no meu de uma praça, meu irmão esteve por la..

    lindo , lindo, lindo

    ResponderExcluir
  4. cidade da minha mãe e de toda minha família materna, amo esse lugar...

    ResponderExcluir